O Artesanato

Fundado em 2004, o Arte no Quilombo começou como um projeto informal no pequeno Bairro do Quilombo na cidade de São Bento do Sapucaí. Após algum tempo, o Sr. Sebastião Abreu doou para os artesãos um terreno para que pudesse ser construído o artesanato onde é hoje. Antes que o terreno fosse doado o então doador fez um acordo contratual com a prefeitura do município para que pudesse ser construído além do artesanato no terreno, uma creche, uma quadra de esportes e a pavimentação do asfalto do bairro para que facilitasse o acesso ao mesmo.
Após a construção da sede do artesanato no bairro o número de artesãos cresceu e hoje ultrapassa o número de oitenta pessoas que trabalham, alguns no próprio artesanato e outros em suas próprias residências nas horas vagas.
O trabalho é focado na venda das peças produzidas para turistas que visitam a cidade de São Bento do Sapucaí. Esse trabalho artesanal é levado também para outros lugares como feiras em toda a região do Vale do Paraíba e regiões metropolitanas. Um dos lugares que o artesanato está sempre presente é no evento Revelando São Paulo que é uma feira cultural muito conhecida.
Para que isso tudo acontecesse, o pequeno projeto que é hoje uma associação contou com alguns fundadores que vestiram a camisa para fazer do artesanato uma fonte arte e renda. Os primeiros fundadores foram: Maria Helena, Ditinho Joana, Luzia Costa, Marisa Siviero, Néia Quintanilha e Aparecida Costa.
A Associação do Arte no Quilombo se oficializou em 30/04/2009 tendo como responsáveis e dirigentes os seguintes membros:
Presidente: Maria Helena Pereira de Oliveira
Vice- Presidente: Luzia Helena da Costa
Tesoureira: Maria Alexandra Silva Santos
Primeira Secretária: Nilza Aparecida Rennó
Segunda Tesoureira: Renilda Aparecida da Silva
Conselho Fiscal: Felipe de Cássio Ferreira, Benedita Rosana Jesus
Suplente do Conselho Fiscal: Roseli Soares da Cruz Costa
© Direitos reservados
Arte no Quilombo - 2012
São Bento do Sapucaí - SP
Fone: (12) 3971-2669
Desenvolvido por Flip Color